Notícias

Abertura oficial + Lançamento Offline, de Ana Rovati 

No dia 18 de dezembro, abrimos as portas oficialmente! Para celebrar o momento, houve o lançamento do livro Offline, da fotógrafa Ana Rovati, com um bate-papo entre a artista e as pesquisadoras Luísa Kiefer e Taís Cardoso. De dezembro de 2015 a dezembro de 2016, Ana se lançou em uma provocação artística que transformaria radicalmente suas dinâmicas (externas e internas), impactando rotinas, relacionamentos, questões econômicas, formas de pensar, de sentir e também de agir: ficar um ano sem utilizar a internet para então refletir/criar/gerenciar os impactos que daí surgissem. A publicação é o resultado dessa proposta. Com fotografias e textos, Offline nos convida a uma reflexão profunda sobre como vivemos nossas vidas num fluxo non-stop, com demandas ininterruptas.

Ana Rovati é fotógrafa, gaúcha, residente na cidade de São Paulo. Formada em Comunicação social pela PUCRS, também cursou Ciências Sociais pela UFRGS e concluiu em 2016 o Máster de Fotografia Desarrollo de Proyectos pela Escuela Blank Paper, Madrid, Espanha. Mais sobre a artista aqui.

Taís Cardoso é pesquisadora, mestre em Historia Teoria e Crítica de Arte e bacharel em Ciências Sociais, ambos pela UFRGS.

 

Parceria Atelier das Pedras e PPGAV/UFRGS 

Em uma parceira com o Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais do Instituto de Artes da UFRGS, abrimos o Atelier para a realização de duas bancas de doutorado em poéticas visuais.

Em 22 de novembro, a artista mexicana Marcela Morado defendeu a tese Cinco agua: en la casa de los cinco ríos. Uma poética das representações da água. Nas paredes do atelier, Marcela expôs os trabalhos realizados ao longo dos quatro anos e pesquisa. Obras em papel de seda, desenhos, pinturas e crochê.

Em 29 de novembro, foi a vez de Mariana Silva da Silva defender a sua tese, intitulada Zonas de contato: ressonâncias da natureza no infraordinário. Mariana apresentou fotografias, objetos e cartazes. Também lançou, e distribuiu gratuitamente, o livro de artista Como desenhar pedras.

    

 

O artista como editor, com Letícia Lampert 

Entre outubro e novembro de 2018, sediamos o workshop O artista como editor, ministrado pela artista Letícia Lampert. A proposta era uma das contrapartidas do lançamento do seu livro Conhecidos de Vista, financiado pelo Fumproarte. Ao longo dos encontros, que ocorreram nos dias 30/10, 06 e 13/11, a turma teve contato com livros de artistas, fotolivros e outras publicações independentes, colocando em discussão conceitos e etapas do processo editorial. Os participantes compartilharam seus projetos e puderam trocar ideias para colocá-los em prática.

Letícia Lampert é artista visual e designer. O Conhecidos de Vista, bem como outras publicações da artista, você encontra aqui. Vale a pena conferir!